Onde Estamos:

PORTAL ACADÊMICO

Matrícula:
Senha:
  • INSTITUCIONAL
     

    Conheça nossa
    Instituição

  • BIBLIOTECA
     

    Consulte nosso
    acervo on-line

  • CONTATO
     

    Dúvidas, reclamações
    elogios, contate-nos.

Graduação Tecnológica em Gastronomia

  • Home >
  • Cursos >
  • Graduação Tecnológica em Gastronomia

Fale com a coordenação

Prof. Antonio Mendes Júnior
Envie Mensagem Site Oficial do Curso

O CURSO

O curso propõe práticas pedagógicas que incluem atividades práticas em cozinhas pedagógicas, laboratórios de alimentos e bebidas (Enologia e Bar), laboratórios de informática. projetos integradores, seminários, palestras, eventos e visitas técnicas.

OBJETIVO DO CURSO

O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia tem como objetivo formar profissionais com a capacidade de conhecer as mais diversas culturas alimentares e técnicas de confeitaria, panificação, cozinha frias e carnes, elaborar cardápios criativos e rentáveis e criar novos conceitos, o bom profissional deve saber gerenciar e administrar bares, restaurantes e buffets. Isso inclui controlar custos de produção, gerenciar estoques e desperdícios e desenvolver planos de marketing para ampliar as vendas.

INFRAESTRUTURA

Modernas salas de aula e laboratórios com equipamentos e recursos audiovisuais que propiciam, além de um ótimo ambiente para o aprendizado específico, a troca de experiências e informações. O curso disponibiliza laboratório de informática de uso geral com acesso à internet. Os alunos do Curso de Gastronomia têm à sua disposição um acervo especializado para pesquisa dos assuntos tratados durante o curso. Na biblioteca da IES há diversos títulos sobre os temas do campo de Alimentos e Bebidas.

Laboratórios Específicos:

  • Laboratórios de Cozinha Fria e quente;
  • Laboratório de Confeitaria e Panificação;
  • Laboratório de demonstração;
  • Laboratório de Sala e Bar.

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho é amplo e encontra-se em contínua expansão. O Tecnólogo em Gastronomia poderá atuar em empreendimentos de prestação de serviços de alimentação como restaurantes diversos, catering de transportes em geral, complexos de lazer e recreação, fast-food, buffets e hospitais. Também pode ser articulista gastronômico, personal chef e consultor gastronômico

Chef pâtissier

Especializar-se em confeitaria e panificação, na preparação de pratos decorados doces e salgados. • Apto a implantar, administrar, gerenciar e operacionalizar um empreendimento do setor de alimentação comercial, hospitalar (fazendo parte de equipe multidisciplinar), linha aérea, buffet e áreas correlatas.

Chef de cozinha

Planejar e preparar cardápios sofisticados de acordo com o tipo de cozinha que comanda, seja ela internacional, seja ela nacional. Pode atuar em restaurantes comerciais, industriais, hospitalares, cantinas escolares, bares e bufês.

Personal chef

Atuar como chef de cozinha em residências particulares, na preparação de cardápios e receitas.

Consultoria

Prestar assessoria técnica para a abertura de restaurantes ou para propor melhorias em estabelecimentos já abertos, que pode ser desde uma alteração no layout da casa até a mudança de cardápios e fornecedores.

Segurança alimentar

Fazer vistorias em cozinhas industriais e restaurantes para verificar se as regras de segurança alimentar estão sendo cumpridas.

Desenvolvimento de produtos

Criar e preparar pratos usando alimentos fornecidos por determinada indústria

Gestão do negócio

Administrar todo o funcionamento do restaurante, desde a contratação e treinamento de pessoal até os recursos financeiros e contato com clientes.

DIFERENCIAIS COMPETITIVOS

O curso dispõe de estrutura física própria, ou seja, as aulas práticas são realizadas nos laboratórios multidisciplinares (Cozinha Fria, Cozinha Quente, Laboratório de Demonstração, Laboratório de Bebidas, Laboratório de Panificação e de Confeitaria).

Disciplinas de Gastronomia e Meio Ambiente, Gastronomia Hospitalar, Estudos e Serviços de Chá e Café, Lanches e Chocolataria que se destacam entre as cadeiras tradicionais.

Professores comprometidos e atuantes no mercado. Dinâmico, com diversas aulas práticas e externas. Fácil acesso à coordenação. Realização de concursos e festivais gastronômicos internos e externos. Parcerias com empresas alimentícias

DURAÇÃO

2 anos

TITULAÇÃO

Tecnólogo em Gastronomia