Onde Estamos:
  • INSTITUCIONAL
     

    Conheça nossa
    Instituição

  • BIBLIOTECA
     

    Consulte nosso
    acervo on-line

  • CONTATO
     

    Dúvidas, reclamações
    elogios, contate-nos.

Graduação em Pedagogia

Fale com a coordenação

Profª. Msc. Rosângela Neto
Envie Mensagem Site Oficial do Curso

O QUE LHE RESERVA A CARREIRA DE PEDAGOGO

O curso de Pedagogia da Faculdade Maurício de Nassau de Salvador, proporciona ao Licenciado uma formação baseada em uma perspectiva humanística que o torna apto a realização da docência, consolidando habilidades e competências que contemplem os diferentes âmbitos dos conhecimentos, indispensáveis a atuação profissional e toma como pressuposto o princípio metodológico da ação-reflexão-ação. Esse Pedagogo poderá atuar no campo educacional nas funções de Magistério na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas dos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, na Educação Profissional na área de serviço de apoio escolar, exercer as atividades de organização e gestão de sistemas institucionais de ensino que envolva o planejamento, a execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas inerentes a Educação.

          O curso pauta-se na excelência sob diversos aspectos. O corpo docente é composto por professores Especialistas, Mestres e Doutores, o processo ensino- aprendizagem prioriza a multidisciplinaridade, com conteúdos que conferem significado às relações sociais, culturais que se estabelecem nas ações educativas. O curso de Pedagogia proporciona ainda aos seus discentes uma extensa programação de eventos que incluem: seminários, visitas-técnicas, cursos de extensão, jornadas científicas, monitoria, congresso entre outros.

PRINCIPAIS FUNÇÕES DE UM PEDAGOGO:

- ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR: gerencia e supervisiona o sistema de ensino cabendo a ele elaborar as políticas educacionais dentro de um contexto sócio-político-cultural, visando condições adequadas (materiais e ambientais) para a formação dos alunos.

- SUPERVISÃO ESCOLAR: assiste o corpo docente, visando aperfeiçoar o desempenho deste na utilização dos recursos didáticos, na metodologia de transmissão do conteúdo, e por fim, propõe o tipo de avaliação que proporcione resultados mais significativos ao desenvolvimento dos educandos.

ORIENTADOR EDUCACIONAL: Participa da elaboração do Projeto Político-Pedagógico da Unidade Escolar, com base nas diretrizes educacionais e do planejamento escolar, com ênfase no processo ensino-aprendizagem. Promover a integração entre o corpo docente e o discente, buscando harmonizar o ambiente escolar.

- EMPRESARIAL: A pedagogia empresarial tem função de integrar o pedagogo nas áreas de consultoria em RH, implantação de projetos e cursos, treinamentos, dentre outras habilidades.

- HOSPITALAR: estimular o crescimento intelectivo e sócio-interativo, além de favorecer a continuidade de aprendizagens escolares e a reintegração dos pacientes à escola de origem, mesmo estando doente eles continuam se desenvolvendo.

Magistério das disciplinas pedagógicas: de nível médio (Primeira habilitação – comum e obrigatória a todos os alunos para conclusão do curso);

PRINCIPAIS ATIVIDADES:

  • a elaboração e o acompanhamento de estudos, planos, programas e projetos da área de educação, ainda que não escolares;

  • gestão educacional nas escolas e nas empresas de qualquer setor econômico;

  • a administração, o planejamento, a inspeção, a supervisão e a orientação educacional nas escolas;

  • o recrutamento, a seleção e a elaboração de programas de treinamento e projetos técnico-educacionais em instituições de diversas naturezas.

CAMPO DE TRABALHO: Escolas públicas e privadas, empresas e hospitais.

TITULAÇÃO: Pedagogo