Onde Estamos:
  • INSTITUCIONAL
     

    Conheça nossa
    Instituição

  • BIBLIOTECA
     

    Consulte nosso
    acervo on-line

  • CONTATO
     

    Dúvidas, reclamações
    elogios, contate-nos.

Graduação em Biomedicina

Fale com a coordenação

Profª Geovanna Cabral
Envie Mensagem Site Oficial do Curso

O QUE LHE RESERVA A CARREIRA DE BIOMÉDICO

O curso de Biomedicina permite ao profissional a serviço da Saúde e da Ciência obter conhecimento teórico e técnico de forma que se torne apto a assumir responsabilidades técnicas, planejar e executar estudos, projetos científicos, dominar avanços tecnológicos e reconhecer as possibilidades de ampliação do mercado de trabalho. Durante o curso o aluno é preparado para ser um profissional dotado de conhecimentos e habilidades que lhe possibilitam comunicação, liderança, atenção à saúde, à gestão administrativa, à tomada de decisões e à educação permanente.

 

PRINCIPAIS FUNÇÕES DE UM BIOMÉDICO

 

O curso de Biomedicina forma profissionais habilitados a atuar em vários campos da área da saúde. O curso visa a formação de profissionais com competências e habilidades para acompanhar a profunda revolução biológica dos últimos decênios e, para tanto, dispõe de modernos laboratórios, onde o aluno, sob a supervisão de profissionais especializados, exercita o aprendizado na execução de exames diversos, interpretando e emitindo laudos de exames clínico-laboratoriais, além de realizar procedimentos relacionados à coleta de material destinado às análises, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos

CONTEÚDO

O curso de Biomedicina tem disciplinas como, por exemplo, instrumental de laboratório, parasitologia, patologia, biologia molecular, embriologia clínica, fluidos biológicos, imagenologia, imunologia, microbiologia, vigilância em saúde, bacteriologia clínica, bromatologia, gestão de serviços de saúde e laboratorial, hematologia, imunologia clínica, toxicologia, analise ambiental, bioquímica clínica, biotecnologia, citopatologia clínica, hematologia clínica, micologia e virologia, parasitologia clínica.

 

CAMPO DE TRABALHO

 

O mercado de trabalho para o Biomédico pode se dar nos setores público e privado, contribuindo para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas, família e comunidade, e para o magistério superior para a área da saúde, gerando e transmitindo novos conhecimentos para a formação de novos profissionais.

A Biomedicina é uma carreira ampla e com mercado de trabalho diversificado: tem atualmente 33 áreas de atuação, está em ampliação constante, sendo que as duas principais são docência/pesquisa e os laboratórios de Análises Clínicas. Outras áreas de atuação são:

 

  • Banco de sangue, onde o biomédico realiza todas as tarefas, com exceção da transfusão;
  • Análises ambientais, onde ele faz as análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento do meio ambiente;
  • Indústrias, para trabalhar com soros, vacinas e reagentes;
  • Imagenologia, onde o profissional atua na área de raio-x, ultrassonografia, tomografia, ressonância magnética;
  • DNA, na qual realiza exames laboratoriais, assumindo responsabilidade técnica.

 

DURAÇÃO

 

Duração de 4 anos, incluindo estágio supervisionado e uma monografia obrigatória de conclusão de curso.

 

REGULAMENTAÇÃO

Curso autorizado pela portaria do MEC nº24 de 09/01/2004 e reconhecido pela portaria nº 223 de 07/06/2006.

 

TITULAÇÃO

 

Bacharel em Biomedicina