Noticia

Nassau agora conta com Odontologia

Recife | Graças
04/01/2011 às 14:47
Odontologia

Novo curso de saúde foi autorizado pelo Ministério da Educação em Portaria 2.374, publicada no Diario Oficial da União. As inscrições para o vestibular já estão abertas.


Pernambuco conta com mais uma opção de curso de Odontologia. O Ministério da Educação autorizou a graduação em saúde na Faculdade Maurício de Nassau. Em portaria 2.374, publicada no último dia 29 de dezembro, no Diário Oficial da União, foram autorizadas 150 vagas anuais, distribuídas nos turnos da manhã e noite.

A coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Maurício de Nassau, professora Regina Lopes, explica que a graduação tem por base conceitual propiciar uma formação generalista que atenda às necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS), e que assegure, prioritariamente, a integralidade da atenção e a qualidade e humanização do atendimento prestado à população.

Para isso, o desenvolvimento do currículo caracteriza-se pelo fortalecimento das disciplinas da área social. O modelo pedagógico é fundamentado na metodologia interativa, com práticas interdisciplinares e atividades acadêmicas nas comunidades e nos serviços de saúde. “Nossa proposta é que a Odontologia deixe de ser realizada de uma forma puramente tecnicista, passando a considerar o perfil bio-psico-cultural do paciente”, destaca a professora Regina Lopes.

O projeto pedagógico está baseado nas "Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Odontologia”, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, mediante a Resolução CNE/CES nº. 3, de 19/02/2002, e orientado dentro dos preceitos do Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde – do Ministério da Saúde.

O curso tem duração de cinco anos, divididos em 10 períodos, com carga-horária de 4.300 horas. As aulas começam a ser oferecidas neste semestre e as inscrições do vestibular já estão abertas, podem ser feitas pelo site www.mauriciodenassau.edu.br ou na secretaria da Faculdade Maurício de Nassau, na rua Guilherme Pinto, 114, nas Graças. As provas estão agendadas para o próximo dia 16 de janeiro. Mais informações pelo telefone (81) 3413-4611.