O Papel do Professor Universitário

Salvador | Patamares
30/01/2013 às 00:00
Semana Pedagógica. 2013.1

O papel do professor universitário foi o tema da palestra de abertura da Semana Pedagógica 2013.1 da Faculdade Maurício de Nassau, em Salvador.

Por: Fernanda Borges
Professores e coordenadores reunidos para escutar a lição de casa. Assim foi a noite dos docentes da Faculdade Maurício de Nassau, em Salvador na noite da última terça-feira (29) com a abertura da Semana Pedagógica 2013.1.
A pedagoga e professora universitária Jocenildes Zacarias Santos foi a convidada para proferir a palestra sobre “O Papel do Professor Universitário na Contemporaneidade: teoria x prática”. Na ocasião ela ressaltou a importância do docente no processo de ensino aprendizagem, no sentido de que ele deve não só apenas passar conteúdo como levar o estudante à reflexão.
“O papel do professor no ensino aprendizagem é fundamental. É ele quem deve fazer a mediação entre o aluno e o aprendizado. Ele deve buscar no espaço universitário que o aluno se torne crítico e reflexivo”, destacou.
Jocenildes elencou na sua apresentação pensamentos do grande educador Paulo Freire. Em uma das reflexões ela lembrou o trechoem que o pensador dizia que “Educar: processo de aprendizagem do homem frente ao conhecimento, objetivando a transformação da sua realidade”.
Além da palestra a Semana Pedagógica conta com outras atividades. Nesta quarta, está programada uma reunião pedagógica para planejamento do semestre, entre os professores e coordenadores de seus respectivos cursos, com horários a definir de acordo com cada coordenação. E, para finalizar nesta quinta-feira (31) será realizada uma capacitação e inserção das questões das Provas Colegiadas no sistema da IES, das 14 as 17h30 e das 18h30 as 21h.Mais informações: 3505-4593

Por: Fernanda Borges

A pedagoga e professora universitária Jocenildes Zacarias Santos foi a convidada para proferir a palestra sobre “O Papel do Professor Universitário na Contemporaneidade: teoria x prática”. Na ocasião ela ressaltou a importância do docente no processo de ensino aprendizagem, no sentido de que ele deve não apenas passar conteúdo, como levar o estudante à reflexão.